Novas tecnologias no campo

Nos últimos anos a tecnologia tem avançado em todos os setores e o campo não iria ficar de fora. Além dos drones que já estão sendo amplamente utilizados em diversas culturas, novas ferramentas baseadas em automação e principalmente em inteligência artificial tem surgido como alternativas para facilitar a vida dos nossos agricultores.

📲Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Solix Sprayer

Na semana passada participei de uma reunião com a Solinftec que possui sede em Araçatuba, mas conta com escritórios em várias regiões do mundo. A empresa desenvolveu um robô autônomo que identifica por meio de inteligência artificial plantas daninhas e alguns insetos-praga e realiza em tempo real a aplicação localizada do produto.

Mais eficiência

Em um cenário que a mão-de-obra no campo está cada vez mais escassa, essas soluções automatizadas, que reduzem a necessidade de pessoas e facilitam as operações agrícolas podem ser muito importantes em um futuro próximo. Dessa maneira, cada vez mais quem quer trabalhar no campo irá precisar se qualificar e estar aberto as novas tecnologias que serão incorporados nos próximos anos.

Colheita do trigo

Mais de 60% do trigo já foi colhido no Rio Grande do Sul. A estimativa de produtividade da cultura é de pouco mais de 3.000/ha. Os últimos dias sem chuva podem auxiliar tanto na produtividade da cultura, mas principalmente na qualidade desse trigo, quando se espera que tenhamos melhores resultados do que na safra passada.

Plantio de arroz

Os últimos dias sem chuva permitiram que o plantio de arroz avançasse no Estado. Os últimos dados do IRGA mostram que já foram semeados mais de 600 mil hectares do grão nas últimas semanas. A previsão segue sendo que sejam cultivados pouco menos de 1 milhão de hectares, o preço segue em torno de R$ 112,00/sc.

Avanço no plantio de soja

A semeadura de soja também avançou nas últimas semanas, principalmente em Tupanciretã, onde a semeadura já atingiu mais de 15% da área prevista. A previsão é de chuva para os próximos dias, o que pode retardar um pouco a semeadura, a expectativa para a safra segue sendo um La Niña fraco ou um ano com neutralidade.

Morango

Uma cultura que tem grande importância socioeconômica na nossa região é o morango. Embora as enchentes tenham atrasado um pouco o plantio, o tempo tem colaborado com a cultura e a colheita tem apresentado frutos de muito boa qualidade. Portanto, cabe aos consumidores aproveitaram a oferta de excelentes produtos nas próximas semanas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Adriano Arrué Melo

POR

Adriano Arrué Melo

Taxação de defensivos agrícolas Anterior

Taxação de defensivos agrícolas

Nova regulamentação para aplicação aérea no Brasil Próximo

Nova regulamentação para aplicação aérea no Brasil